como criar um site


domingo, 24 de junho de 2012

Paraguai - Brasil convoca embaixador para consultas


O Ministério de Relações Exteriores anunciou, na noite deste sábado, a convocação do embaixador brasileiro em Assunção, Eduardo dos Santos, para consultas. Em nota, o Itamaraty afirmou que não foi adequadamente assegurado o amplo direito de defesa o presidente paraguaio, Fernando Lugo, e condenou o "rito sumário" da destituição.



Fernando Lugo foi destituído do poder na última sexta-feira / Foto: Guillermo Legaria/AFP"O Governo brasileiro ressalta que não tomará medidas que prejudiquem o povo irmão do Paraguai. O Brasil reafirma que a democracia foi conquistada com esforço e sacrifício pelos países da região e deve ser defendida sem hesitação", diz o texto.

O embaixador deve retornar a Brasília nesta segunda-feira. Dependendo do que Eduardo dos Santos informar ao governo, ele pode permanecer no Brasil ou retornar ao Paraguai.

Veja a íntegra da nota:

O Governo brasileiro condena o rito sumário de destituição do mandatário do Paraguai, decidido em 22 de junho último, em que não foi adequadamente assegurado o amplo direito de defesa. O Brasil considera que o procedimento adotado compromete pilar fundamental da democracia, condição essencial para a integração regional.

Medidas a serem aplicadas em decorrência da ruptura da ordem democrática no Paraguai estão sendo avaliadas com os parceiros do MERCOSUL e da UNASUL, à luz de compromissos no âmbito regional com a democracia.

 O Governo brasileiro ressalta que não tomará medidas que prejudiquem o povo irmão do Paraguai.

O Brasil reafirma que a democracia foi conquistada com esforço e sacrifício pelos países da região e deve ser defendida sem hesitação.

O Embaixador do Brasil em Assunção está sendo chamado a Brasília para consultas.


Novo presidente vai procurar Dilma


Federico Franco, presidente recém-empossado do Paraguai, pretende procurar nos próximos dias Dilma Rousseff e o presidente do Uruguai, José Pepe Mujica. Ele quer desfazer a má repercussão causada pelo impeachment de Fernando Lugo e teme um eventual rompimento da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) com o Paraguai. 

Outra preocupação de Franco é com a Usina Itaipu Binacional, fundamental para o abastecimento de energia para o Paraguai e para a economia do país, com a venda do excedente para o Brasil.

Fonte:
Photobucket
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

veja também :

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin snr dtq

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os 10 + da semana

Gostou? Compartilhe !!!

publicidade post

...

cod

.